10 plugins essenciais para usar no WordPress

Neste artigo trago-vos 10 plugins que se deve ter instalados no nosso WordPress, alguns são indispensáveis outros nem tanto mas que melhoram muito o nosso blog.

Não esquecer que caso estejam a precisar de algum plugin podem sempre procurar na pagina de extras do WordPress em “Extend” ou então no menu Plugins da pagina de Administração do vosso WordPress.

1- Akismet

Sem duvida algum este é um dos melhores plugins para prevenir spam nos comentários do teu blog, não só é bom nisso como também o podes usar onde o quiseres graças a sua API. Este plugin já vem com a instalação do teu WordPress, só precisas de o activar.

2- All in One SEO Pack

Mais um plugin que sem duvida o deves usar para melhor o SEO do teu blog e de todas as paginas, também tens uma versão paga deste plugin que é ainda melhor que esta versão que é grátis, mas a versão grátis já é MUITO boa!

3- Google XML Sitemaps

Este plugin também é muito bom para melhorar o SEO do teu blog. Com este plugin podes crontruir automaticamente o sitemap do teu blog para depois enviar para o Google.

4- WP-PageNavi

Um excelente plugin para personalizares a paginação dos teus posts. Por defeito o WordPress apenas adiciona um link para a próxima pagina e a anterior, mas com este plugin vais poder adicionar numeração.

5- Contact Form 7

Um dos melhores, se não o melhor plugin para fazer formulários de contacto para o teu blog WordPress. Muito fácil e pratico de utilizar e personalizar.

6- Easy AdSense

Com este plugin podes adicionar facilmente adsense pelo teu blog e assim começar a ganhar dinheiro. Um plugin muito pratico e muito simples de se usar, pois não precisas de fazer nada no theme do teu blog.

7- WordPress Related Posts

Um plugin bem essencial para poderes apresentar aos teus leitores artigos relacionados, no fundo de cada post. Existem muitos outros plugins que fazem o mesmo que este, mas este é um dos mais usados e um dos mais simples.

8- Sociable

Um excelente plugin para poderes mostrar botões ao fim de cada post para que os teus leitores possam partilhar nas mais variáveis redes sociais, essas que podes escolher a partir da pagina de opções do plugin. Podes também ainda adicionar mais redes sociais.

9- Role Manager

Este plugin é muito essencial para quem tem vários autores ou utilizadores registados num blog WordPress. Com o plugin podes escolher as permissões individualmente para cada utilizador. O que eles podem usar, ver, apagar, etc.

10- Subscribe To Comments

Um bom plugin para poderes dar a opção aos comentadores de receber uma notificação por email sempre que é adicionado um novo comentário noo post em que ele comentou.



Com um total de 70 posts.

11 Comentários

  1. João Silas
    11 de Março de 2010 ás 16:19

    2- All in One SEO Pack

    substituía este pelo irmão mais velho. O Platinum SEO.

  2. ORiOn
    11 de Março de 2010 ás 17:27

    João Silas, não sei se é melhor…

  3. carlos
    11 de Março de 2010 ás 19:22

    VALEU PELAS DICAS.

  4. Mr. Quim
    11 de Março de 2010 ás 19:36

    Uso alguns desses plugins (menos o 9, 8, 7, 6 e 3) e recomendo 😉
    Quanto ao All in One SEO Pack, uso e recomento e até à data sempre obtive resultados bastante positivos com esse plugin 😉

  5. wetalkabout
    7 de Abril de 2010 ás 22:13

    Optimo post 🙂

    Deixo abaixo uma dúvida um pouco “off topic”…
    Existe algum plugin que permita facilmente “alterar” o dashboard do WP ?

  6. ORiOn
    7 de Abril de 2010 ás 22:16

    wetalkabout, não conheço nenhum que possas mudar como quiseres, mas tens este -> http://wordpress.org/extend/plugins/fluency-admin/ que mete a dashboard um pouco diferente.

    Nao conheço mais nenhum. :/

  7. Inácio Alves
    26 de Julho de 2010 ás 0:16

    Caros, não consigo fazer com que o related post mostre os tópicos relacionados. Tenho que adicionar alguma coisa no post?

  8. Junior Sousa
    21 de Outubro de 2010 ás 14:54

    Olá,

    Estou tendo problemas como Feedburner para enviar os emails dos posts.
    Tentei o plugin Susbscribe2, mas achei bem inferior. Alguém poderia indicar outro(s) com esta funcionalidade?

    Obrigado!!

  9. ORiOn
    21 de Outubro de 2010 ás 17:06

    @Junior, O FeedBurner devia de funcionar perfeitamente. Qual o problema?

  10. Junior Sousa
    21 de Outubro de 2010 ás 20:48

    Depois q instalei o Analytics, parou de enviar, antes estava enviando normal. Tinha colocado o plugin WP Google Analytics também, acabei desativando e colei o código no footer. Continua nao enviando. Neste meio tempo instalei o subscribe2, mas nao gostei. Estou quebrando a cabeça com isso…

  11. ORiOn
    22 de Outubro de 2010 ás 6:59

    Não percebi…

    O Analytics não tem nada a ver com o FeedBurner!

    Ou o seu RSS não está a funcionar ou então não tem activado o envio de emails para quem subscreveu.

Comenta com força que é de graça!