Novas funcionalidades do WordPress 3.0

O WordPress 3.0 vai sair no dia 1 de Maio, no mesmo dia que vai acontecer o WordCamp San Francisco.

A equipa do wordpress ainda está a aceitar pedidos de recursos para o novo wordpress, mas apenas até ao dia 1 de Março, depois desse dia só se aceitam pedidos para corrigir bugs. Por isso a lista que aqui está de novas funções para o WordPress pode não ser a mais actualizada até esse dia.

Junção do WordPress.org com o WordPress MU

Para quem não sabe, o WordPress MU é o mesmo que o WordPress, mas permite-te instalar vários blogs e controla-los todos no mesmo sitio, assim podendo fazer uma comunidade onde as pessoas podem criar o seu próprio blog e etc.

Tipos de posts personalizado

Está função já era para ser incluída no WordPress 2.9, mas não foi devido a algumas falhas. Mas não precisamos de esperar mais, no WordPress 3.0 já vem esta função.
Assim vais poder criar vários tipos de posts. Neste momento só podemos criar paginas e posts, mas com esta nova função vamos poder criar o nosso próprio tipo de posts. Isto torno o WordPress ainda mais potente como um CMS!

Novo theme por defeito

Como já aqui tinha anunciado, no WordPress 3.0 vai ter um novo theme chamado 2010.

Fundo personalizado

No novo WordPress vais poder mudar o background do teu theme facilmente, desde que o theme suporte esta função. Depois só precisas de fazer upload na dashboard do teu novo fundo que ele irá mudar no theme. O theme 2010 já vai ter essa função.

Um template para cada pagina de autor.

No WordPress 3.0 vais poder mudar o nome dos ficheiro author.php para author-orion.php e assim criar uma pagina personalizada para cada autor.

Melhor navegação de menus

O Custom Woo Navigation vai ser incluído para assim melhorar a gestão dos menus.

Guia de inicio

Muita gente já tinha reclamado de que faltava mais informação de como usar o WordPress depois da instalação. Agora no novo WordPress vai haver um manual de boas vindas, onde vais poder encontrar tudo explicadinho! :)

Poder escolher o username ao instalar o WordPress

Até agora o WordPress definia o nosso username como admin sempre que fazíamos a instalação. Agora no WordPress 3.0 já vais poder escolher o teu propeio username na instalação. Isto já devia de ter sido adicionado ao WordPress há muito tempo, mas não foi. Agora já não se torna tão fácil para os hackers invadirem o teu blog, porque já não vai ser o mesmo username para todos.

Canonical Plugins

Já vos aconteceu de um plugin ser descontinuado e de nas novas versões do worpress deixar de funcionar não? Pois bem, a Jane Wells decidiu juntar os autores dos plugins todos para que quando alguém descontinue um plugin, outra pessoa o possa continuar. Isso será muito bom para a comunidade!

São todas funções excelentes e que vão melhorar ainda mais o WordPress. Mal posso esperar para que ele saia! :D



Com um total de 70 posts.

5 Comentários

  1. Varsal Jr.
    25 de Fevereiro de 2010 ás 20:27

    WoW grandes novidades :D

  2. clinis
    25 de Fevereiro de 2010 ás 21:01

    WordPress cheio de novidades mais este blog cheio de dicas, isto ta a ficar bom :P :D

  3. ORiOn
    25 de Fevereiro de 2010 ás 21:09

    clinis, Varsal Jr. Obrigado! :D

  4. [...] Para saberes um pouco mais sobre as novidades que este novo wordpress trás, podes ver estes artigos que já criei anteriormente: Vídeo : Demonstração da dashboard do WordPress 3.0, ScrenShots do WordPress 3.0 e Novas funcionalidades do WordPress 3.0 [...]

  5. [...] das maiores novidades, é o novo theme chamado Twenty Ten, novas funções para os criadores de themes; como a [...]

Comenta com força que é de graça!